Saltar para o conteúdo

Jovem Pan News Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FM O Dia Vitória
Rádio Vitória S/A
País  Brasil
Cidade de concessão Vitória, ES
Frequência(s)
  • FM 90,5 MHz
  • Antigas frequências: AM 640 kHz (1950-2020)
Canais 213
Sede Vitória, ES
Slogan Alegria que irradia!
Fundação 1 de setembro de 2014 (10 anos)
Pertence a Rede Vitória de Comunicação (Grupo Buaiz)
Proprietário(s) Américo Buaiz Filho
Formato Rede de rádio comercial
Afiliações FM O Dia
Afiliações anteriores Jovem Pan News (2014-2024)
Idioma Português (Brasil)
Prefixo ZYS 965
Prefixo(s) anterior(es) ZYI 204 (1950-2014)
Nome(s) anterior(es)
  • Rádio Vitória (1950-2014)
  • Jovem Pan News Vitoria (2014-2024)
Emissoras irmãs
Dados técnicos Potência ERP: 50 kw
Classe: A1
RDS: Sim
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial http://folhavitoria.com.br/

A FM O Dia Vitória é uma estação de rádio brasileira sediada em Vitória, capital do estado de Espírito Santo. Opera no dial FM, na frequência 90.5 MHz, e desde de 2024 é afiliada à FM O Dia.

Pertence à Rede Vitória de Comunicação do Grupo Buaiz, responsável pela rádio Jovem Pan FM Vitória e pela TV Vitória, e sua programação é voltada para o jornalismo e esporte. Seus estúdios estão localizados no Parque Moscoso, juntamente com sua co-irmã TV Vitória, a frequência é oriunda de uma migração AM-FM e já foi as antigas Rádio Vitória e Jovem Pan News Vitoria.

Foi criada na metade dos anos 1950, por um engenheiro elétrico vindo de São Paulo, á Rádio Vitória. Foi a segunda emissora de rádio de Vitória, sendo a Rádio Capixaba a primeira operando em ondas tropicais. No final da década, a rádio passou a incorporar os Diários Associados. O objetivo depois da incorporação, seria lançar a candidatura da João Calmon, protegido de Assis Chateaubriand, que foi fundador da TV Vitória.[1]

A rádio foi uma referência com sua programação esportiva, além do jornalismo popular e na área policial. Na época, a emissora tinha caráter politico e chegou a contar até mesmo com João Calmon e Gerson Camata na apresentação de programas da emissora na década de 1970.

A crise financeira afetou os Diários no início da década de 1980, por conta disso, a rádio foi vendida ao Grupo Buaiz, conglomerado responsável pela Buaiz Alimentos, atuando no segmento alimentício. Depois da compra, a rádio passou a ser musical, tendo como forte tendência musical, a música sertaneja.

Em 2002, o grupo decidiu arrendar á emissora para Assembléia de Deus do Espírito Santo, liderada pelo evangelista e ex-deputado Reginaldo Almeida, passando a ser totalmente evangélica. O arrendamento encerrou em 2009, quando o grupo decidiu retomar com um novo projeto para Rádio Vitória, assim a emissora passou ter nomes de referência no rádio capixaba, como: Adelson Alvares, Amaro Neto, Carlos Vitor, Yuri Ataíde, entre outros. A programação era jornalística, esportiva e musical.

Em 2014, o grupo decide investir mais no radiojornalismo e se afilia à Jovem Pan News no dia 1 de agosto, com isso os programas locais foram encerrados e os locutores passaram a atuar somente na televisão.[2] No mesmo ano foi solicitada a migração AM-FM.

Em 2019, a emissora recebeu a tão esperada autorização para operar em FM, a frequência definida foi FM 90.5. Assim, no inicio de janeiro de 2020, a emissora começou a operar na nova frequência.[3]

Em 2024 é anunciada a saída da emissora da rede após 10 anos de afiliação a Jovem Pan News, e a frequência passa a ser ocupada pela rádio FM O Dia, do Rio de Janeiro, de segmento popular, estreou em 04 de novembro de 2024 no dial. [4]

Referências

  1. «O panorama do rádio em Vitória» (PDF). Universidade Federal do Espírito Santo. Consultado em 21 de janeiro de 2020 
  2. Vitória, Folha (31 de agosto de 2014). «Jovem Pan News chega ao ES com 24 horas do melhor radiojornalismo do Brasil». Folha Vitória. Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  3. «Jovem Pan News Vitória». www.facebook.com. Consultado em 22 de janeiro de 2020 
  4. «FM O Dia Vitória». Consultado em 3 de novembro de 2024